Operação Caixa de Música apreende drogas em Vitória
Ouvir texto
Parar
Seis agentes federais atuaram na manhã desta quarta-feira, dia 03, para reprimir uma remessa de drogas que chegou pelos Correios, em Vitória.
A Operação Caixa de Música realizou o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no endereço do investigado, na capital, onde foi encontrada uma encomenda postal contendo uma caixa de som automotiva, com endereço de Foz do Iguaçu, no Paraná, contendo em seu interior aproximadamente 1 kg de Haxixe.
O destinatário da droga foi preso em flagrante e encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.
O caso
A diligência foi decorrente de notícia crime repassada pela área de segurança do Correios, que detectou encomenda postal contendo possíveis ilícitos em seu interior e com destinatário no município da Vitória.
Após confirmação do endereço, a unidade especializada em repressão a drogas pediu, em juízo, a busca e apreensão e aguardou a entrega. Após a entrega se concretizar, deu cumprimento ao mandado de busca e efetuou, em seguida, a prisão em flagrante, quando restou confirmada a existência das drogas no interior de encomenda postal.
Crimes investigados
Os envolvidos responderão pelo crime de tráfico interestadual de drogas, cuja pena varia entre 5 a 15 anos de reclusão, aumentada de um sexto a dois terços. Além do pagamento de 500 a 1.500 dias-multa, valor arbitrado pelo juiz.
Haxixe
A ação do haxixe no organismo humano é semelhante à da maconha. Ambos derivam do cânhamo (Cannabis sativa), natural da região do Himalaia. O haxixe é a resina da maconha. O uso da substância, de acordo com estudos científicos, causa os seguintes efeitos:
– piora a atenção e a concentração, aumentando os riscos de acidentes.
– pode desencadear quadros agudos de pânico e paranoia.
– o uso em grandes quantidades e por longos períodos pode deixar a pessoa menos concentrada, sem objetividade e desmotivada.
– pode causar dependência.
– pode causar psicose em pessoas predispostas a essa doença.