SINPEF-ES

Parceria para combate à corrupção eleitoral

Há 3 anos


Ouvir texto

Parar

Eleições limpas, em igualdade de condições, onde o cidadão seja informado e tenha liberdade para escolher seus representantes com dignidade e consciência. Esses são os principais objetivos do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), que integra o grupo, recebeu nesta quarta-feira (23), o presidente do MCCE, Luciano dos Santos. O presidente Marcus Firme e o presidente Santos conversaram sobre os desafios das eleições de 2022, como as fake news e a transparência das eleições.

O MCCE atua pelo cumprimento das leis como a que veda a compra de votos (Lei n° 9.840/99) e a Lei da Ficha Limpa, organizando representantes da sociedade civil interessadas em fiscalizar e monitorar o processo eleitoral. Dezenas de entidades, como sindicatos, associações, grupos organizados e até cidadãos interessados no processo participam e podem participar do movimento. Tudo pela formação de uma rede pela promoção da cidadania eleitoral e pelo fortalecimento do processo democrático.

No encontro, Luciano dos Santos falou da importância de buscar um cenário político e eleitoral sempre mais justo e mais transparente. Marcus Firme reforçou que essa consciência sobre a importância do voto atinge não só os grandes processos eleitorais, mas até a representação sindical. “Uma eleição no sindicato pode alterar os rumos de uma categoria profissional”, exemplifica.

A Fenapef e o MCCE vão estreitar ainda mais a parceria. Firme considera que a proximidade das eleições amplia ainda mais a importância do movimento. “O trabalho de fiscalização do processo, de educação do cidadão e do monitoramento de possíveis desvios de recursos com finalidades pouco republicanas que se refletem no processo eleitoral podem trazer prejuízos irreversíveis para a Nação”, observa.

---
Fonte: Comunicação Fenapef