SINPEF-ES

Policial Federal assume a presidência da Lira Mateense

Há 9 anos


Ouvir texto

Parar

Sem medo dos desafios e com o intuito de contribuir com a formação musical de crianças no município de São Mateus, o Agente da Polícia Federal Ruy da Cruz Tavares assumiu, no dia 25 de abril, a presidência da Lira Mateense. Aposentado após 30 anos de Serviço Policial, Ruy ficará à frente da instituição até 2018.

Sua história com a Lira começou há cerca de oito meses, quando resolveu aperfeiçoar o hobby de tocar saxofone, apesar do pouco tempo para praticar devido a rotina do trabalho, e começou a fazer aulas de música. Desta vez, optou pelo trompete. “Neste período, o mandato do ex-presidente venceu. Como a instituição é filantrópica e a diretoria não tem honorários, é difícil encontrar alguém para exercer o cargo. Como estou aposentado, eles me fizeram o convite e eu aceitei”, conta Ruy.

O principal desafio como presidente será manter as atividades da Lira. Com apoio apenas da Prefeitura de São Mateus e da Faculdade Multivix. Hoje, a instituição realiza apresentações com a Lira Júnior, que tem a participação de cerca de 30 músicos, entre crianças, adolescentes e adultos; além da escola de música para crianças e adolescentes.

Na escola, são atendidas cerca de 60 crianças de bairros carentes de São Mateus. Com aulas gratuitas dadas por professores voluntários às sextas-feiras e sábados, as crianças participam de oficinas de cordas (violino, viola e violoncelo) e de sopro (flauta transversal, saxofone, clarinete, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão).

Em 2015, a Lira Júnior realizou 18 apresentações. Este ano, as atividades já foram iniciadas e a próxima apresentação vai ocorrer no dia 18 de maio, quando a Tocha Olímpica irá passar por São Mateus e eles irão tocar durante o evento.

A Lira

A Lira Mateense foi fundada em 21 de setembro de 1909, sendo antecedida pela banda Aurora do Porvir, egressa de um movimento musical do século XIX comandado por trabalhadores que tocavam músicas após o expediente. Com o passar dos anos, o grupo deixou de ser apenas uma banda para se tornar uma escola, atuando na educação musical de jovens e adultos de forma gratuita.