União dos Policiais do Brasil define o “Dia Nacional de Mobilização"
Ouvir texto
Parar
Foi formalizada hoje, 21, a criação da União dos Policiais do Brasil, entidade que reúne 27 instituições representativas de categorias da segurança pública, constituída para negociar com o governo a retirada da PEC 287/2016, que propõe a reforma na Previdência. A assembleia geral definiu também que no dia 8 de fevereiro será realizado o primeiro grande ato de um serie que acontecerá em 2017, contra a proposta de retirar da Constituição Federal o artigo que reconhece a atividade de risco dos policiais. Essa data também foi definida como o Dia Nacional de Mobilização das Categorias da Segurança Pública.
Outro importante passo dado pela União dos Policiais é a criação de um fundo nacional para receber recursos das entidades integrantes, com o objetivo de financiar e promover a organização das ações e mobilizações futuras. A assembleia foi realizada na sede do Sindicato dos Policiais Federais no DF (Sindipol-DF). Todas as decisões foram tomadas de forma unânime.
Para o Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Boudens, “o Governo Federal não demonstrou sensibilidade com os operadores da Segurança Pública do Brasil e suas famílias, quando da elaboração da proposta de reforma da Previdência. Agora, os policiais unidos irão reagir pelas vias democráticas, legais e constitucionais, para garantir o reconhecimento da atividade de risco policial e das peculiaridades que envolvem a profissão”.
Em reunião com o Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, ocorrida no dia 14/12/16, as entidades reivindicaram o tratamento peculiar, autônomo e especial das Polícias e demais órgãos da Segurança Pública, retirando do texto da PEC 287/16, para o fim de apresentar uma proposta posterior, por meio de lei complementar, fixando novos critérios previdenciários que considere a realidade das categorias policiais, em função do cargo e efetivo exercício de atividade de risco, e sua reduzida expectativa de vida. A proposta estaria fundamentada nos estudos técnicos que estão sendo desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas sobre a expectativa de vida dos policiais federais, rodoviários federais e civis do Distrito Federal, com previsão de conclusão para janeiro/2017.
“Não podemos conceber uma reforma que impõe aos policiais a realidade de não mais se aposentar, levando-se em consideração a tábua de morte média da profissão. Seria quase um retorno ao sistema feudal na segurança pública”, afirmou Flávio Werneck, Vice-Presidente da Fenapef e Presidente do Sindipol/DF.
Membros da União dos Policiais Brasileiros:
ABC – (Associação Brasileira de Criminalística)ABRAPOL (Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais)ADEPDEL (Associação de Defesa de Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba)ADEPOL BRASIL (Associação Nacional dos Delegados Policias Civis)ADPESP – (Associação de Delegados de Polícia do Estado de São Paulo)ADPF – (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal)AMPOL – (Associação Nacional das Mulheres Policiais)ANEPF – (Associação Nacional dos Escrivães Polícia Federal)APCF – (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais)APCN – (Associação das Polícias do Congresso Nacional)CENTRAPOL- (Central Única Nacional dos Policiais Federais)COBRAPOL – (Confederações Brasileiras dos Policiais Civis dos Estados)CONCPC – (Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil)CNPFF (Confederação Nacional dos Policiais Ferroviários Federais)CONGM – (Conferência Nacional das Guardas Municipais)FEBRASP – (Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários)FENADEPOL – (Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal)FENAGUARDAS – (Federação Nacional dos Sindicatos de Guardas Civis)FENAPEF – (Federação Nacional dos Policiais Federais)FENAPPI – (Federação dos Peritos em Papiloscopistas e Identificação)FENAPRF – (Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais)FENASPEN – (Federação Nacional dos Servidores Penitenciários)FENDEPOL – (Federação Nacional Sindicatos Delegados Polícias Civis)OPB – (Ordem dos Policiais do Brasil)SINDEPO-DF – (Sindicato dos Delegados de Polícia do DF)SINDEPOL-DF – (Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no DF)SINDEPOL-GO – (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás)SINDIPOL – DF – (Sindicato dos Policiais Federais do DF)SINDPESP – (Sindicato dos Delegados decia do Estado de São Paulo)SINPOC – DF (Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do DF)SINPOL – DF (Sindicato dos Policiais Civis do DF)